Essa tbm é do blog do Janos. Os fundamentos ideológicos das duas teorias.

Como eu prefiro chamar, a relação entre o método científico e o método conformacionista...

A idéia estúpida do cristianismo e de qualquer religião é desenvolver técnicas para a inexistência de quaisquer questionamentos sobre quaisquer de seus aspectos, a fim de que se mantenha o conformismo para que se perpetue a alienação (a pior de todas, a voluntária), com o intuito de que a dominação ideológica perante a sociedade jamais se desfaça.

E essa técnica, no cristianismo é a que chamo de interpretação cíclica, posto que qualquer questionamento que se faça (e isso já é proibido) sempre levará à mesma resposta... Deus, sua existência e a dependência necessária de tudo a Ele.

E, se o questionamento for a respeito da Sua própria existência, estabelecido através de um simples pensar, lógico e racional, há o mecanismo de "suplantação da dúvida", que nada mais é a fé. É exatamente esta que procura aniquilar o crédito da capacidade humana de raciocinar, para que se adira à "ideologia" cristã, de pronto.

E todo esse mecanismo é trazido pelo livro infantil empoeirado mais famoso da História, a Bíblia, ou, segundo alguns, a Bóblia, o livro dos bobos.

Note-se, porém, que, na maioria dos casos, nem mesmo os cristãos conhecem os fundamentos trazidos pelo tal livrinho. Digo que não o conhecem pq aceitam apenas e tão somente a interpretação trazida e propagada por padres, pastores e quaisquer outros indivíduos com denominações similares. E estes indivíduos o (o livro) interpretam da forma a eles mais conveniente, ou mais conveniente ao seu ministério, procurando suprimir as controvérsias óbvias constantes da própria Bíblia.

E por isso, nada mais correto do que dizer que "se os cristãos lessem a bíblia, teríamos menos cristãos no mundo".

Perdoem-me por não lembrar agora de quem é a frase citada.

Abraços.

1 comentários:

ARMANDO MAYNARD disse...

Assunto polêmico este de religião, onde chegam a ter a desfaçatez de aconselhar que não se discuta. As pessoas por terem PREGUIÇA DE PENSAR aceitam tudo de "goela abaixo" sem fazerem nenhum questionamento, achando mais fácil acreditar (fé) e ponto final, sem ao menos conhecerem a literatura cristã ou mesmo estudarem a Bíblia, que seria o mínimo para se ter uma cultura religiosa e acreditar (OU NÃO) por convicção e conhecimento. No caso do protestante e outras religiões ainda se estudam um pouco, mas o católico... Coitados, hoje ninguém tem mesmo tempo,pois tem que correr cada vez mais atrás do dinheiro, ou até por não querer sentir aumentada a sua culpa por explorar o outro (muitas vezes um empregado), usando do poder econômico que torna o subjugado humilde e facilmente manipulável, aproveitando da sua ingenuidade e falta de conhecimento de seus direitos. Mas os poderosos: empresários, políticos - salvo pouquíssimas exceções - estão sempre na missa aos domingos com esposa e filhos a rezar contritamente, ainda por cima comungando. É tudo uma encenação hipócrita que faz parte de uma enganação aceita pelo "sistema" que usa a religião juntamente com o poder econômico para deixar o povo acomodado,manso e conformista, achando que vive na miséria porque Deus quer.Adi, esta foi minha reflexão provocada por seu post.Um abraço,Armando - fetichedecinefilo.com(posto também em lygiaprudente.blogspot.com)